Grupo de pesquisa
Esse grupo é denominado “Grupo de Teoria de Campos em Física da Matéria Condensada” (TCFMC) no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq (ver endereço abaixo)(http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=03361056FNW8IP). No entanto, temos mudado um pouco o nome para Grupo de Teoria de Campos e Simulações Computacionais em Física da Matéria Condensada (TCSCFMC). Um ponto curioso sobre o TCSCFMC: Embora mossa origem seja em Física teórica (daí o nome do Grupo), nos últimos anos nos aventuramos pelos caminhos da Física Experimental, com a contribuição do Prof. Clodoaldo I.L. Araújo (ver abaixo), onde nossos projetos mais recentes foram voltados para adquirir equipamentos importantes para a montagem de um Laboratório de Magnetismo (equipamentos tais como MFM, AFM, Canhão de íons, Forno de Plasma, Litografia etc). Tais sistemas levaram à elaboração e formação de um interessante laboratório de nanomagnetismo (LabSpin). Desta forma, atualmente, a maioria de nossos trabalhos juntam previsões teóricas com resultados experimentais.
Os projetos de pesquisa do grupo são financiados principalmente pelas agencias nacionais, CNPq, CAPES e FAPEMIG.
O grupo TCSCFMC é formado pelos professores Afranio Rodrigues Pereira, Winder Alexander Moura Melo, Jakson Miranda Fonseca, Antonio Ribeiro de Moura e Lucas Alvares da Silva Mól, todos (originariamente) do Departamento de Física (DPF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), localizada na Zona da Mata mineira. Em Dezembro de 2012 o Professor Lucas Mól se transferiu para o Departamento de Física da UFMG, mas ainda continua suas atividades no TCSCFMC. O professor Jakson Miranda Fonseca se juntou ao Grupo em 2013 e o Professor Antonio R. de Moura em 2015.



O grupo TCSCFMC do Departamento de Física da UFV tem ativa atuação na Física da Matéria Condensada (FMC), principalmente em sistemas magnéticos de baixas dimensionalidades, nanomagnetismo, novos materiais e sistemas fortemente correlacionados.
Atuamos no desenvolvimento da pesquisa em Teorias de Campos e Física da Matéria Condensada, publicando até o momento mais de 80 artigos científicos em periódicos internacionais de grande fator de impacto. Em Matéria Condensada, estudamos uma série de diferentes materiais, principalmente sistemas magnéticos, usando técnicas de Teorias de Campos e simulações computacionais. Nos associamos a alguns pesquisadores experimentais do nosso Departamento de Física (DPF/UFV) para desenvolvermos novos materiais e testarmos nossas previsões teóricas. Em teoria de campos pura, nosso objetivo principal de pesquisa é estudar problemas atuais em física de partículas elementares e em menor grau procurar conexões de fenômenos dessa área com a física da matéria condensada. Na parte experimental, estamos tentando, junto com os professores Clodoaldo Irineu Levartoski de Araújo e Sukarno Olavo Ferreira a construção de materiais artificiais na escala nanométrica (como por exemplo, um spin ice artificial).
Atualmente os Professores Afranio e Winder são também bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq nos níveis 1C e 1D respectivamente. De uma maneira mais didática e como uma forma de divulgação, os assuntos e tópicos de pesquisa de nosso interesse podem ser encontrados com facilidade na homepage do Departamento de Física da UFV na forma de seminários apresentados em universidades e workshops (no Brasil e no exterior), textos didáticos e textos de divulgações.
O grupo foi de importância fundamental na elaboração, execução e criação da Pós-Graduação em Física a nível de Mestrado e Doutorado no Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa (na zona da Mata de Minas Gerais). Atuamos na formação de recursos humanos tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação, tendo orientado (até 2012) mais de duas dezenas de estudantes na Iniciação Científica, 15 Mestres, 10 doutores e estamos orientando no momento 5 estudantes de Doutorado, 4 de Mestrado e 6 de Iniciação Científica. Os membros do grupo são revisores de artigos científicos de diversos periódicos internacionais importantes tais como Physical Review Letters, Physical Review B, Physical Review E, Journal of Applied Physics, European Physical Journal, Journal of Magnetism and Magnetic Materials, IEEE Transactions on Magnetics, Physics Letters A, New Joutnal of Physics, Philosophical Transactions A, Brazilian Journal of Physics, Journal of Physics A: Mathematical and Theoretical etc. Além disso, temos participado periodicamente, como invited speakers em workshops internacionais e nacionais e contamos com uma ampla variedade de colaborações com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Itália, Bulgária, Alemanha. Um de nós (Professor Afranio) foi membro da Câmara CEX (Ciências Exatas) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) durante quatro anos (2012 a 2015). Maiores detalhes sobre os membros do grupo podem ser encontrados nas homepages pessoais dos professores Afrânio, Winder e Lucas.